Palabras de Sérgio Magalhães - Pemio América 2013 de Arquitectura

publicado a la‎(s)‎ 6 oct. 2013 10:41 por Webmaster FRS   [ actualizado el 6 oct. 2013 14:33 ]

“Antes de tudo, muitíssimo obrigado pela acolhida tão bonita e amistosa que me foi oferecida por ocasião de minha estada em Bogotá.


...Escrevo-lhes ainda sob impacto da enorme surpresa que me causou ter sido agraciado com o Prêmio América de Arquitetura, que me foi concedido por extrema generosidade dos colegas do SAL 15. Confesso-lhes que jamais me ocorreu receber tal distinção.


Há muitos anos que minha atividade profissional principal está dirigida para outras vertentes que não o estrito projeto arquitetônico-edilício. Assim, à surpresa pela honraria, soma-se a satisfação pela motivação dos colegas na concessão, explicitada no belo texto que foi lido por Ramón Gutierrez no anúncio do Prêmio.


Vejo tal distinção como estímulo aos arquitetos que têm se dedicado ao trabalho difícil, pouco imagético, mas necessário – de inverter seus esforços em busca da qualificação do espaço construído, sobretudo aquele mais próximo das grandes parcelas desfavorecidas de nossas cidades.


Desse modo, recolho esse Prêmio também em representação dessa legião de arquitetos – jovens e não jovens – mas imbuídos dessa boa causa da arquitetura.


Penso que o tema escolhido para esse 15º SAL – O espaço público – bem sintetiza a visão dos organizadores e jurados no sentido de valorar os vínculos indissociáveis da arquitetura com a sociedade inteira (e não de uma parte dela).

Recebam os meus melhores agradecimentos e o meu mais cordial abraço, esperando poder reencontra-los em breve, quiçá no Rio de Janeiro - votos que também extendo a todos os demais colegas e amigos da FRS”.


Sérgio



Margareta Pereira recibe el Premio América 2013 de Arquitectura, en nombre del Arq. Magalhães, quien había  viajado el día  anterior para Brasil.

Comments